LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

Tribuna Livre: Diretor da Escola de Música Samba Preto fala sobre atuação do instituto

Tribuna Livre: Diretor da Escola de Música Samba Preto fala sobre atuação do instituto

Câmara Municipal de Ouro Preto - Tribuna Livre: Diretor da Escola de Música Samba Preto fala sobre atuação do institutoDurante a 76ª Reunião Ordinária de 2021, realizada nesta terça-feira (09), o Diretor e Fundador da Escola de Música e Casa de Arte Samba Preto Choro Jazz, Diego Fernandez, fez uso da Tribuna Livre, em atendimento ao Requerimento Nº 449/2021, do vereador Alex Brito (Cidadania), para falar sobre o funcionamento da Escola e relatar um pouco sobre suas conquistas e quebras de tabus.

Diego iniciou a apresentação contando sobre a história da Escola, ressaltando o objetivo do grupo em democratizar o acesso cultural à juventude negra. “Considerando os desafios enfrentados pelo povo negro, sobretudo a juventude, sua vulnerabilidade e pouco acesso ao ensino da arte, educação, saúde e lazer, e baseada nos pilares do movimento negro, jovens professores negros egressos do curso de música da UFOP e de outras escolas de arte fundaram, em 2015, a  Escola de Música e Casa de Arte Samba Preto Choro Jazz com a proposta de tornar mais acessível o ensino de arte para a juventude, democratizar o acesso a bens culturais, educação, lazer e cultura e fortalecer as heranças da ancestralidade negra”, explicou.

O Diretor da Escola apontou também sobre algumas ações realizadas através do projeto, como a inauguração da Kombatuque Sambapreto, em 2017, uma escola itinerante de arte e música representada por uma Kombi. “A Kombatuque foi restaurada pelos alunos e professores. Doou mais de 4 mil livros, mais de mil quilos de alimentos, roupas, brinquedos e ofereceu oficinas para mais de 500 crianças em um ano, percorrendo 2 mil kilômetros”, destacou.

Diego explicou que a Escola mantém-se através de mensalidades, oferecendo espaço para reuniões, recitais, palestras, ateliê e oficinas, além de desenvolver pesquisas nas áreas da arte, história, música, cultura, educação e política. A Escola conta com alunos de diversas idades e localidades do município, bem como de outros estados e países.

O vereador Alex Brito comentou sobre a importância da Escola para o município, no que tange o fomento à cultura para a juventude negra, que muitas vezes se encontra em situação de vulnerabilidade. “A praça onde fica a Escola, a praça Zé Mapa, é um lugar onde respira cultura e arte. Quem passa por lá consegue ver os carros maravilhosos, têm vários carros antigos. E as pessoas sempre escutam música boa e de qualidade. Então, é isso que precisamos para Ouro Preto, que é uma cidade que respira cultura. Precisamos fomentar a arte e a cultura sempre”, ressaltou.

Moção de Aplauso

Também durante a Reunião foi realizada a terceira entrega de Moções de Aplauso 2021. Os títulos foram entregues à pessoas e entidades que realizam relevantes serviços em prol do desenvolvimento de Ouro Preto.
Homenageados:
Vereador Reginaldo do Tavico:
– Rosana Aparecida
– Clayton José Dias
Vereador Renato Zoroastro:
– Gabriel Henrique
– Unidos Futebol Clube
Vereadora Lilian França:
– Lúcia Mota
– André Geraldo Oliveira de Miranda
Vereador Zé do Binga:
– José Neri Cardoso Viana
– Tânia Cristina de Souza Barbosa
– Eder Hiroo Nakamura
Vereador Naercio Ferreira:
– Empresa Hindalco Brasil
– Edésio Reis
– Jakson Lúcio Fagundes
– Guilherme de Jesus
– Deolinda Alice dos Santos
– Elaine Maria Araújo Sales
– Edinéia Carla Peixoto Guimarães
Vereador Alex Brito:
– Alda Gualberto
– Silva Viana Ferreira (Dona Cici)
Vereador Matheus Pacheco:
– Mauro Francisco de Souza Silva
– Associação de moradores de Lavras Novas
– Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto
– Grupo Marias Pretas
Vereador Vander Leitoa:
– Euvira Queiroz
Vereador Luiz Gonzaga:
– Alunos do curso de medicina
– Guarda Civil
– Paulo Sérgio Brandão
– Natália Dias de Almeida Costa
– Maria Aparecida da Silva
– Júlia Lessa Cotta
– Paula Mariana Batista
– Jonathan de Jesus Silva

**Confira as fotos do evento em:
https://photos.app.goo.gl/T3gXAEopc6HNsMn57

Anterior CONVITE- 39ª Audiência Pública

Deixe O Seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.